quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Lua

Único satélite natural da Terra, a Lua é aproximadamente quatro vezes menor que o nosso planeta. Mas por estar muito próxima, ela se apresenta como um disco tão grande quanto o Sol.

Luminosa porque reflete os raios de Sol, a Lua não tem atmosfera nem água. Por causa das inúmeras crateras que tem, ela se assemelha muito mais com os demais planetas rochosos do que com a Terra.

É o único corpo extraterrestre no qual o homem pôs os pés. Em 1969, os astronautas norte-americanos desceram na sua superfície de basalto onde, pela baixa força de gravidade, seus passos eram grandes pulos ''sem peso''.


Fases da Lua

Correspondem à parte da Lua que é iluminada pelo Sol e que muda gradualmente durante um mês, tempo que a Lua leva para completar sua órbita ao redor da Terra.

As fases da Lua são: Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia e Lua Minguante.


Eclipse do Sol

É o escurecimento do disco solar pela Lua. Acontece quando Sol, Lua e Terra se encontram perfeitamente alinhados ao longo do mesmo eixo. A Lua, por estar próxima da Terra, parece ter o tamanho do Sol.


Crateras

São as características da superfície lunar. Foram formadas pelo impacto de uma chuva de meteoritos, alguns de grandes dimensões, não retidos pela atmosfera. Isso acontece também com relação a Terra.


Apolo

Foi a pequena nave espacial que levou os astronautas à Lua. Compreende um módulo de comando em que ficaram os astronautas durante a viagem, um módulo de serviço (mais tarde abandonado no espaço) e módulo lunar que desceu na Lua com dois astronautas e depois os reconduziu até a nave Apolo.


Postagem da aluna Ariana

Um comentário:

Anônimo disse...

O trabalho esta muito legal, só que não
tem imagens, se tivesse imagens dava de entender melhor. tem boa clareza, e com mais importância e facilidade de entender.


Caio e Lucas Miranda.