quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Plutão

Durante muito tempo, desde a sua descoberta em 1930, o planeta Plutão é conhecido como o menor, mais frio e distante do Sol. Encontra-se afastado do Sol, à uma distância média de 5,9 bilhões de quilômetros.




Plutão – reclassificado como planeta anão

De acordo com as novas regras, um planeta deve satisfazer três critérios: deve orbitar em torno do Sol, ser grande o suficiente para a gravidade moldá-lo dentro da forma de uma bola e sua vizinhança orbital deve estar livre de outros objetos.

A União Astronômica Internacional (IAU) estabeleceu uma classe provisoriamente chamada de “planetas-anões” - um grupo especial de objetos trans-neptunianos. Estes corpos também seguem os dois primeiros itens da classificação de planetas e, além disso, não devem ser satélites de outros objetos e não podem ser grandes o suficiente para terem “limpado” a sua vizinhança, ou seja, não são dominantes em suas órbitas. Todos os outros corpos que não se classificam como planetas ou planetas-anões são chamados de “corpos menores do sistema solar”. Deste modo, Plutão foi reclassificado como planeta-anão.

Postagem dos alunos Caio e Lucas M.

Um comentário:

Anônimo disse...

Achamos bom, pois conta toda a história de Plutão. só poderia ser mais explicado.

By: Luiz e Peter