segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Alguns dados sobre a Terra

A Terra é o terceiro planeta da órbita do Sol e possui a Lua como satélite natural, possui água, placas tectônicas e campo magnético.

Seu movimento de rotação dura 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos equivalente a um dia sideral.

Neste período, a Terra faz uma volta em torno do eixo que une o pólo norte e sul.

O movimento de translação feito em torno do Sol leva 365, 2564 igual a um ano.

O eixo do planeta é inclinado 23 graus e 30 minutos em relação à linha terra-sol. O plano terra-lua é inclinado 5 graus em relação ao plano terra-sol .

Sua forma é irregular, com relevo variado. Seu interior é dividido por: manto e núcleo.

Diâmetro equitoral: 12.756, 28 km. valor dado em 1976 pela união astro mica internacional (u.a.i.) e pela união de Geodésica e Geofísica internacional (u.g.g.i.).

A Terra é um planeta do sistema solar sendo o terceiro em ordem de afastamento do Sol e o quinto em diâmetro. É o maior dos quatro telúricos. Entre o planeta solar, a Terra tem condições únicas: manter grande quantidade de água, devido aos fortes campos de magnésio.


Cientistas marcam o fim para o planeta Terra

Os cientistas dizem que no final, não sobrará nada, caso não haja interferência com a natureza, dentro de 7,9 bilhões de anos a Terra seria arrastada de sua órbita por um sol vermelho, e entrará em um espiral que restará em sua decomposição em forma de gases. Tudo isso de acordo com cálculos recentes de dois astrônomos: Klaus_Peter Shroedr, da Universidade de Guanajuanalo, no México, e Ropt Connom Smit, da Universidade de Sussex, Inglaterra.


Fontes:
planetaterra.terra.com.br/

www.cfh.ufsc.br/~planetar/textos/terrabege.htm - 86k -

www.terra.com.br/planeta/ - 19k -


Postagem realizada pelas alunas Erica e Rafaela

Um comentário:

Anônimo disse...

Trabalho muito legal, bem feito, com boa clareza das idéias.O trabalho foi bem elaborado.Tem grandes importância, pois explica alguns conceitos sobre o nosso planeta, como por exemplo que a Terra da uma volta em 365 dias em torno do sol.


comentário feitos por Augusto e Nathanael