segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Planeta Marte


O planeta Marte é o 4° planeta do sistema solar.

O clima desse planeta é o mais parecido com a Terra. No verão de Marte a temperatura chega perto de 20°c e no inverno pode chegar a -140°c. Mesmo usando um telescópio médio é possível observar em Marte a presença de calotas polares formados de gelo seco (gás carbônico congelado). Além disso, desde o século passado os astrônomos já haviam observado a presença de estações do ano no planeta. Acredita-se que em Marte existe água congelada próximo dos pólos e abaixo da superfície.

O início da exploração com sondas começou em 1960 com vários fracassos. Somente a Mariner em 1965 consegue enviar as 21 primeiras imagens de Marte. Na década de 70, duas sondas (Viking I e Viking II) desceram em Marte com o objetivo de procurar vida na forma de bactérias, fungos ou algo parecido, mas nada foi encontrado, que pudesse comprovar a existência desses organismos. Missões complementares a Marte deram prosseguimentos até 1996 com a Mars Global Surveyor (MGS) para um mapeamento mais preciso da superfície marciana a ser completado pelo sonda até 31 de janeiro de 2000. A MGS faz parte de um programa de dez anos de duração de exploração de Marte.

Fonte:
www.cdcc.sc.usp.br/cda/aprendendo-basico/sistema-solar/marte.html


Postagem das alunas: Andréia Luiza e Natalia Martins.

Um comentário:

Anônimo disse...

As informações são claras e objetivas como: clima de Marte que é parecido com a Terra e as calotas de gelo seco.
A ilustração está de acordo com o texto como as calotas de gelo que dá para observar.
As informações do texto são importantes para os seres humanos porque o planeta Marte pode ser o segundo planeta à existir vida.

Renan e Rickson