skip to main |
skip to sidebar
Os meteoros são conhecidos por estrela cadente, podem ser vistos a olho nu. Ele é formado por pedaços de matéria rochosa e metálica que viaja pelo espaço. O meteorito é mais rápido, se move a 42 km por segundo. Algumas chuvas de meteoros são bem conhecidas e ocorrem regularmente. Conhecendo a data correta e a hora da noite nós podemos enchergá-los. Asteróide, cometas e meteoros são fragmentos da nebulosa da qual o Sistema Solar se formou há 4,6 bilhões de anos. Os asteróides são corpos rochosos com cerca de 1000 quilômetros de diâmetro, ainda que a maioria seja muito menor.
Fontes:www.cosmobrain.com.br/res/meteoros.htmlAtlas Visuais: O Universo.9ª edição. São Paulo: Editora Ática, 2003, pág. 49.Postagem feita pelos alunos: Fernanda e Lucas
Uma galáxia é um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos astronômicos (nebulosas de vários tipos, aglomerados estrelares, etc), unidos por gravitacionais em torno de um centro de massa comum.A olho nu só podem ser vistas até três galáxias diferentes, uma delas a nossa vizinha Andrômeda que tem o dobro de nosso tamanho. Quando se diz que a nossa galáxia tem o tamanho de 100 anos luz isto significa que um raio de luz a viajar a velocidade 300 mil KM/s demoraria cerca de mil anos para cruzá-la, apesar da Via Láctea ter um grande tamanho comparada com determinadas galáxias do universo ela é relativamente uma anã, tome em consideração por exemplo a colossal Markarian 348 que tem uma impressionante dimensão de 13 vezes superior a Via Láctea que significa que um raio de luz precisaria de 1 milhão e 300 mil anos para percorrer a galáxia.
Foram descobertas um aglomerado de galáxias chamado Abell 2029 uma que tem cerca de 60 a 80 vezes a nossa galáxia.
Há vários tipos de galáxias tais como: galáxias aspirais, galáxias em barra, galáxias elípticas e galáxias irregulares.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/gal%c3%aixia
Postagem realizado pelos alunos: Renan e Rickson